Manutenção Preventiva

Definição

Define-se como manutenção PREVENTIVA os serviços a serem executados pela PROPONENTE nos equipamentos do CLIENTE listados na tabela 3.1 para que estes venham a atender com eficiência sua destinação. Os serviços devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) como prevê a portaria do Ministério da Saúde n° 3523 de 28/08/1998, e serão executados sob a responsabilidade de engenheiro mecânico registrado no CREA-MG.

Objetivo

Os objetivos principais da manutenção PREVENTIVA são o aumento da confiabilidade e eficiência dos equipamentos, o aumento da vida útil dos componentes e a minimização das paradas não programadas. O resultado será obtido através da realização de intervenções planejadas e periódicas estipuladas pelo PMOC, onde se busca as condições ideais de funcionamento dos equipamentos.

Outros objetivos são o estabelecimento das condições mínimas de higiene, saúde, limpeza e qualidade do ar, bem como a minimização do consumo de energia elétrica e o planejamento estratégico das paradas programadas de comum acordo com o CLIENTE.

PMOC

O Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC será proposto aos proprietários, locatários e prepostos, responsáveis por sistemas de climatização com capacidade acima de 5 TR (15.000 kcal/h = 60.000 BTU/H), deverão manter um responsável técnico habilitado, com as seguintes atribuições:

•  Implantar e manter disponível no imóvel um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC, adotado para o sistema de climatização. Este Plano deve conter a identificação do estabelecimento que possui ambientes climatizados, a descrição das atividades a serem desenvolvidas, a periodicidade das mesmas, as recomendações a serem adotadas em situações de falha do equipamento e de emergência, para garantia de segurança do sistema de climatização e outras de interesse, conforme especificações contidas no Anexo I da portaria 3523 do Ministério da Saúde.

•  Garantir a aplicação do PMOC por intermédio da execução contínua direta ou indireta deste serviço.

•  Manter disponível o registro da execução dos procedimentos estabelecidos no PMOC.

•  Divulgar os procedimentos e resultados das atividades de manutenção, operação e controle aos ocupantes.

O PMOC do sistema de climatização deve estar coerente com a legislação de Segurança e Medicina do Trabalho. Os procedimentos de manutenção, operação e controle dos sistemas de climatização e limpeza dos ambientes climatizados, não devem trazer riscos à saúde dos trabalhadores que os executam, nem aos ocupantes dos ambientes climatizados.
 

Faça Contato

31 3467.4477 ou 0800.2834447
contato@grupoorlando.com.br

Endereço

Rua Cardoso, 100 . Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG . CEP:30260-170

Rede Social

Facebook